
Maceió, a capital do estado de Alagoas é a porta de entrada para quem visita o Estado de Alagoas, encontrando a orla mais fotogênica do Nordeste.
A verdade é que Maceió tem tudo que uma pessoa precisa, muitos viajam para Maceió e de lá mesmo, fazem diversos passeios bate-volta para outros pontos turísticos do Estado de Alagoas, que na realidade visitá-los se torna prioridade, tais pontos como; Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Maragogi, Paripueira, Praia do Francês e etc… Estes são os principais!
O mar é lindo em toda época do ano, claro! Porém fica surreal entre setembro e março, pois as águas ficam bem mais clarinhas, tornando a vista ainda mais incrível!

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Ali estão as praias mais bacanas e calmas, contando também com excelentes restaurantes com diversas variedades e comidas típicas.
Sem contar a incrível e deslumbrante orla, uma das mais bonitas do País! Vale muito a pena passar uma tarde caminhando ou até mesmo dar uma descansada em algum dos diversos quiosques que a orla oferece.

Pajuçara, outro bairro famoso, com ótimos hoteis em sua orla… Tradicional e com uma praia em destaque, que se caracteriza pelo passeio de jangadas e por suas belíssimas piscinas naturais, um passeio indispensável. O lugar costuma ser de intenso movimento de turistas nas areias durante o dia e no calçadão durante a noite. Com muitos coqueiros e estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade, perfeito para dar um mergulho!

Jatiúca também não fica para trás, é um dos preferidos entre os moradores de Maceió, porque conta com prédios de alto padrão, empresas, farmácias, lojas de roupa, mercados, lojas específicas de diversos setores, além dos principais bares e restaurantes do bairro. Ah! E uma ótima ciclovia na orla para a prática de exercícios.

Claro que não dá para viajar para o Nordeste do Brasil e voltar para casa sem uma lembrancinha, né? Maceió é um ótimo destino para se comprar artesanato. A Feira de Artesanato da Pajuçara, é o lugar ideal para você que quer comprar de tudo um pouco, lá você encontra desde castanhas, rendas, objetos esculpidos em madeira, azulejos, panos de cozinha e etc… Próximo a esta feira, há também o Pavilhão do Artesanato, onde você também encontrará diversas variedades de produtos artesão.

Decidir onde ficar em Maceió não é uma tarefa difícil, já que a maioria das redes hoteleira ficam bem próximas uma da outra e com uma ótima localização. Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca reúnem a maior parte dos hotéis e pousadas da capital alagoana, são boas opções para quem quer a facilidade de chegar a alguns lugares caminhando e ter praias por perto e claro a privilegiada vista!
Pajuçara, neste bairro há também hotéis mais sofisticados, como o Meridiano Hotel e o Best Western com muito conforto e ótimos funcionários.
Em Ponta Verde tem o Holiday Inn e o novo Soft Inn Maceió, hotéis com um excelente custo-benefício. Já em jatiúca tem o hotel Porto Jatiúca que é indicado a quem procura um hotel novo e com uma grande variação de café da manhã. O Praia Bonita Jatiúca é uma boa opção para quem procura um hotel pequeno e simples, com preço acessível.
Caso você queira aproveitar ainda mais a linda maceió, deixo as opções de quiosques pela orla mais agitada da cidade, que são; Hibiscus em Ipioca tem mar em frente que é calmo e gostoso de entrar; à esquerda do clube, a praia faz uma curva linda de ver, é ótima para caminhar na maré baixa. Milk Beach Pub em Garça Torta, é o mais descolex dos clubes de praia de Maceió, você pode pegar uma mesa ou espreguiçadeira direto na areia ou ficar no quintal gramado do bar, onde há mesas, pufes e redes. Lopana em Ponta Verde, é o que todo quiosque de praia gostaria de ser quando crescer. A equipe de garçons tira pedidos eletronicamente; bolsas térmicas com gelo substituem com inteligência, os baldinhos de cerveja, já pensou na praticidade?! O Kanoa é vizinho da Lopana, e seguiu o seu exemplo. Também tem uma área refrigerada, trilha sonora caprichada e happy hour disputado. O público tende a ser mais jovem e desencanado que o da Lopana.
Longe da orla ficam as atrações culturais, espalhadas pelo Centro de Maceió. Uma delas é a que atrai mais turista está o Museu Théo Brandão que reúne fotografias, folhetos de cordel e livros, além de um arquivo audiovisual e documental com discos, filmes super-8, fitas de vídeo, slides e fitas cassete de antigas manifestações da cultura popular. Há também o city tour a pé que acontece nas noites de sexta-feira, apresentando a arte, a gastronomia e arquitetura do bairro histórico. O passeio começa às 19h, na Praça dos Leões, onde acontecem apresentações folclóricas.
Nada melhor do que conhecer de perto essa incrível cidade do nosso nordeste, não é mesmo?