Olá | Sair
Olá | Sair
O QUE VOCÊ PROCURA?

Educação

Viver a Vida é continuar aprendendo a vida toda. Aqui você encontra opções de cursos online, guias práticos, dicas de empreendedorismo, palestras de profissionais referência e ferramentas para ampliar seu desenvolvimento.

Mudar de Carreira aos 60 anos

Mudar de Carreira aos 60 anos - Viver a Vida

Mudar de carreira após os 60 anos parece loucura, não é mesmo? E mudar de carreira e país ao mesmo tempo, então? Pois foi o que aconteceu com Mariangela Bindi, paulista e empresária no ramo de moda.

Nascida em São Paulo, onde viveu até os 23 anos, Mariangela foi transferida para o Rio de Janeiro a trabalho – atuava como compradora de moda na maior loja de departamentos à época.

Estabeleceu-se no Rio, onde se casou, teve três filhos e permaneceu por 18 anos. No Rio, durante a década de 70, Mariangela vivenciou o início da violência que lá se instalou. Foi nessa época que as favelas tornaram-se os lares de traficantes e o crime se organizou. Era uma época de medo e de muitos sequestros. Sequestros relâmpagos, sequestros de bebês e babás, entre outros. A insegurança trouxe, não só para Mariangela, muitas sequelas, e ela desenvolveu, à época, uma Síndrome do Pânico.

Decidida a partir, Mariangela e a família rumaram em direção à Fortaleza, para começar do zero – com três crianças.

À época uma cidade menor, tranquila e segura, Fortaleza era um polo de confecções e Mariangela teve facilidade em ingressar no mercado de trabalho e se estabelecer. Trabalhou como consultora de moda, estilista, designer de estampas e abriu uma pequena confecção própria.

Muito tempo depois, surgiu a oportunidade de trocar o Brasil pela Austrália, para estar mais próxima dos filhos – e então Mariangela pensou: “mudar de carreira aos 60 anos”? Sequer titubeou!

Partiu para a Austrália, onde enfrentou dificuldades com inglês, a distância do país natal e o preconceito com a idade. Estudou, esforçou-se e, não só aperfeiçoou seu inglêss, como também tornou-se Educadora Infantil.

Quer conhecer mais detalhes sobre a história de Mariangela? Clique aqui!

São histórias como essa, tão inspiradoras, que nos fazem lembrar: nunca é tarde demais!

+ vistos

Educação

Descubra os conteúdos mais acessados pelos usuários Viver a Vida na última semana

Como adotar um planejamento financeiro depois dos 50? - Viver a Vida

Como adotar um planejamento financeiro depois dos 50?

A vida depois dos 50 anos pode ser produtiva, criativa, relaxante, realizadora. […]

Como criar conteúdo digital na internet - Viver a Vida

Como criar conteúdo digital na internet

Cada dia que passa a presença do público 50+ vem aumentando na internet. Na […]

Autoestima: o medo de ficar feio depois dos 50 - Viver a Vida

Autoestima: o medo de ficar feio depois dos 50

Se você achou que problemas de ordem financeira, que a solidão ou que as doenças […]