Olá | Sair
Olá | Sair
O QUE VOCÊ PROCURA?

Educação

Viver a Vida é continuar aprendendo a vida toda. Aqui você encontra opções de cursos online, guias práticos, dicas de empreendedorismo, palestras de profissionais referência e ferramentas para ampliar seu desenvolvimento.

Passo a passo para usar o app do Meu INSS

Tempo de leitura: aproximadamente 6 min.

Passo a passo para usar o app do Meu INSS - Viver a Vida

Com a chegada do isolamento social, muitas mudanças começaram a ocorrer na prestação do serviço público, e isso não foi diferente com o INSS. Embora o acesso virtual ao INSS não seja uma novidade, a ferramenta tem ajudado, e muito, quem precisa resolver questões sobre seu benefício e prefere não sair de casa. 

Com as atividades presenciais suspensas, e o retorno aos atendimentos nas agências previsto para o dia 14 de setembro, o beneficiário tem conseguido acesso a mais de 90 serviços pela internet, tablet ou celular, com muito mais comodidade e praticidade. 

Por isso, preparamos para você um passo a passo explicando como acessar o aplicativo do Meu INSS para que você tenha acesso aos seus dados e acompanhe as movimentações de forma simples e muito prática. 

Como se cadastrar no app do INSS?

Como dissemos acima, o aplicativo do INSS é muito simples e você vai perceber que pode resolver muitas pendências por ele ou pelo site. Confira como se cadastrar no  Meu INSS e comece a usá-lo agora mesmo.

1º Vá até a loja do seu celular. Em aparelhos com o sistema Android você encontra o aplicativo na Google Store. Já em aparelhos com o sistema IOS (iPhone) você encontra o aplicativo na Apple Store. 

2º Procure pelo ícone de “lupa” e digite “MEU INSS”, em seguida, clique em “Baixar” ou “Obter” e aguarde o download no seu celular.

3º Quando o app estiver baixado no seu celular, abra-o e procure pela palavra “Próxima”, no canto superior direito da tela. Clique na palavra duas vezes (ela aparece em duas telas diferentes). 

4º Em seguida, abrirá uma tela escrito “Faça sua senha aqui mesmo”.

5º Clique em “Cadastrar senha” e forneça seus dados.

6º Clique em “Não sou um robô”(para confirmar que é você quem está fazendo seu cadastro). Pode ser que abram algumas imagens para você clicar sobre elas e confirmar quem está fazendo o cadastro. Feito isso, aceite os “Termos e políticas de privacidade”, que se encontram na parte inferior da tela.

7º Clique em continuar. Em seguida, aparecerá uma tela com alguns dados para que você confirme quais são seus, como “último emprego”, “mês de aniversário”, “grau de parentesco de uma pessoa específica”. Essas confirmações servem como uma garantia de que seus dados estarão protegidos. Nesta etapa é bom ter sempre em mão os documentos, como a CTPS ou o carnê de recolhimento. Clique em continuar até chegar no cadastro de sua senha. 

8º Agora crie sua senha. Ela deve ter 8 caracteres. Em seguida, repita a senha e clique em “criar senha”.

9º Com a senha cadastrada, clique em “Meu INSS”, no canto superior da tela e, em seguida, clique em “Login”.

10º Agora é só digitar seu CPF e clicar em “Próxima”. Digite sua senha e, em seguida, clique em “Entrar”.

Pronto! Agora é só aproveitar todas as funcionalidades do app. Com ele é possível acompanhar, dentre outras funções, as seguintes facilidades:

  • Envio de documentos e atestados
  • Consulta ao calendário de pagamentos
  • Acompanhamento da movimentação dos pedidos em aberto
  • Extrato de créditos
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Cadastrar procuração
  • Extrato do Imposto de Renda
  • Pedido de aposentadoria

Animado para os novos desafios no ambiente virtual? Então, que tal conferir nosso texto sobre “como criar conteúdo digital para 50+”.

+ vistos

Educação

Descubra os conteúdos mais acessados pelos usuários Viver a Vida na última semana

Como adotar um planejamento financeiro depois dos 50? - Viver a Vida

Como adotar um planejamento financeiro depois dos 50?

A vida depois dos 50 anos pode ser produtiva, criativa, relaxante, realizadora. […]

Como criar conteúdo digital na internet - Viver a Vida

Como criar conteúdo digital na internet

Cada dia que passa a presença do público 50+ vem aumentando na internet. Na […]

Autoestima: o medo de ficar feio depois dos 50 - Viver a Vida

Autoestima: o medo de ficar feio depois dos 50

Se você achou que problemas de ordem financeira, que a solidão ou que as doenças […]