Olá | Sair
Olá | Sair
O QUE VOCÊ PROCURA?

Entretenimento

Viver a vida é estilo de vida. Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das artes, lazer, viagens, cultura, tecnologia e muito mais.

Balonismo o esporte com as vistas mais belas do mundo

Tempo de leitura: aproximadamente 14 min.

Balonismo o esporte com as vistas mais belas do mundo - Viver a Vida

A prática esportiva do balonismo é uma das mais encantadoras possibilidades de conexão com a natureza e contato com novos sentimentos em qualquer fase da vida. A verdade é que o balonismo é muito mais do que simplesmente “andar de balão”: é uma oportunidade única de revelar uma perspectiva de mundo até então desconhecida. Da decolagem à aterrissagem, os passeios de balão de ar quente são uma experiência verdadeiramente especial. 

Se você quer conhecer as mais belas vistas do mundo, continue a leitura. Neste artigo, falaremos mais sobre o balonismo e onde é possível praticá-lo. Acompanhe a seguir.

O que é o balonismo? Quando ele surgiu?

O balonismo é um esporte aéreo bastante antigo e que, cada vez mais, vem ganhando popularidade e reconhecimento. Consiste em um voo experiencial praticado a partir de um balão de ar quente devidamente registrado. A sua prática é regulamentada e fiscalizada, cabendo sua operacionalização apenas a pilotos habilitados para esse exercício.

Essa é uma prática que tem suas origens em 1783, ano do primeiro voo tripulado de balão. Em seguida, balões de ar quente foram utilizados para observação como estratégia militar. Ao fazer um passeio de balão, você se sentirá também parte dessa história.

Hoje, o balonismo é praticado em belíssimos lugares ao redor do globo, protagonizando também competições e importantes festivais.

Por que praticar o balonismo?

Essa pode ser a pergunta que você está se fazendo neste instante, afinal, se trata de uma experiência “fora dos padrões”.

O apelo da prática do balonismo inclui aspectos 100% vivenciais, já que é um passeio diferenciado e repleto de novas perspectivas externas – e, também, internas, de autoconhecimento.

Veja alguns dos motivos que levam pessoas de qualquer idade a buscarem esse tipo de experiência de vida:

Novas experiências

O foco do balonismo, sem dúvidas, é a experiência que ele proporciona. Seja qual for o seu momento de vida atual, é uma forma de você se reconectar com a sua trajetória e colecionar mais uma história para contar e recordar.

Exuberância visual

O balonismo pode ser uma grande oportunidade para quem busca conhecer belíssimas paisagens e apreciar as belezas naturais. Durante o passeio, é possível observar cenários incríveis sob ângulos especiais. E, para os amantes da fotografia, vale ressaltar: é uma oportunidade para registros sem igual.

Compartilhamento de bons momentos

Para você que gosta de compartilhar momentos com pessoas especiais, o balonismo tem um apelo interessante. Sem dúvidas, é uma aventura que eternizará emoções junto de quem você mais ama.

Sensação única dessa experiência

A sensação de voar entre as nuvens quando estiver na altura máxima é sem igual. Uma vez que seu piloto atinge a altura máxima, você se unirá ao vento e ao céu. Você vai respirar fundo e sentir o ar puro abraçá-lo e revigorá-lo. 

Estar nas alturas, como um pássaro, acima das nuvens, em silêncio, curtir a paisagem e o momento é algo que não se explica por palavras. Deve ser experimentado na primeira pessoa.

A prática do balonismo é segura?

A segurança é um dos principais pontos questionados quando falamos em balonismo, trazendo à tona a percepção de um esporte ainda pouco explorado.

Mas a verdade é que o balonismo é um esporte oficial e que garante a estrutura necessária para um voo tranquilo e seguro – claro, quando falamos em balões devidamente registrados.

Por isso, essa é uma prática cada vez mais procurada por pessoas das mais diversas faixas etárias. O voo será guiado por um profissional capacitado e com experiência – garantindo que tudo sairá da forma planejada, livre de inconvenientes. Os equipamentos utilizados no voo e a estrutura do balão também são pontos que merecem ser exaltados. Desenvolvidos de forma cada vez mais inteligente e moderna, oferecem a garantia de um passeio eficiente e uma experiência segura e encantadora.

Onde praticar o balonismo?

Belas paisagens para você desfrutar com a prática do balonismo é o que não faltam. Há opções de lugares incríveis para você ver o mundo mais de cima e se encantar com detalhes exóticos que não poderiam ser captados em terra. 

A seguir, conheça alguns exemplos de lugares para praticar e se apaixonar pelo balonismo.

1. Amazônia

Rica em história e dona de paisagens naturais incríveis, a Amazônia é a primeira recomendação nacional para quem quer viver uma experiência inesquecível com o balonismo. O ponto de partida para esse passeio fica no estado do Acre.

2. Rio de Janeiro

Que o Rio de Janeiro é lindo, você já sabe, não é mesmo? Mas como deve ser apreciar suas belas praias de um novo ângulo? Essa é uma experiência que tem chamado a atenção de um número crescente de turistas estrangeiros e locais.

3. Rio Grande do Sul

No litoral do sul do país (mais precisamente, na cidade de Torres) encontramos um dos grandes pontos nacionais para a prática de balonismo. Com paisagens ricas em cultura e belezas naturais, o Rio Grande do Sul é outra opção a ser vista de cima de forma encantadora.

4. Capadócia

A Capadócia (Turquia) é, comumente, um dos primeiros destinos que vem à mente quando se pensa em passeios de balão. O local é reconhecido pela prática de balonismo e dispõe de paisagens montanhosas e rochosas deslumbrantes e cheias de história.

5. Gstaad

As montanhas nevadas de Gstaad (Suíça) são outra grande referência para quem busca um passeio de balão inesquecível, apresentando paisagens exóticas que ficarão registradas em belas fotos e na memória.

6. Loire Valley

O vale Edenic, no coração da França, é mais conhecido por sua coleção de châteaux deslumbrantes, mas as aldeias pitorescas, a vegetação extensa e o rio sinuoso definem a região tanto quanto suas residências imponentes. Um Patrimônio Mundial da UNESCO, o Loire Valley fica a apenas duas horas ao sul de Paris, tornando-se um passeio especial e diferente, mesmo para quem já conhece Paris. 

7. Napa Valley

A região de Napa Valley fica localizada ao norte de San Francisco, Califórnia, e oferece uma experiência de balonismo sem igual. Com uma paisagem deslumbrante, é caracterizada por uma vista repleta das vinícolas locais, incluindo parreiras e importantes construções históricas.

8. Barcelona

Barcelona é um lugar incrível, com diversas paisagens naturais e diferentes ecossistemas. Poder observar isso do céu é um verdadeiro privilégio. A viagem de balão permitirá que você desfrute de vistas fantásticas dos Pirineus, Montserrat e muito mais.

9. Sedona

O arenito vermelho brilhante de Sedona forma o cenário perfeito para um amanhecer sobrevoando a vasta extensão árida local. O deserto de Sonora é o lar da única população de onças-pintadas dos Estados Unidos e, conforme você desliza em altitudes mais baixas, poderá ter um vislumbre de alguns dos animais selvagens únicos da área. 

Desde que levantou voo pela primeira vez, em 1783, o balão de ar quente tem sido uma das maneiras mais exclusivas de se ver os cenários espetaculares do mundo de cima. Esteja você sobrevoando todo o exotismo natural da Amazônia ou apreciando paisagens montanhosas em destinos internacionais, um passeio de balão é, sem dúvidas, uma experiência inesquecível.

E então, qual seu destino preferido para voar alto? O que você achou sobre a ideia de voar de balão?

+ vistos

Entretenimento

Descubra os conteúdos mais acessados pelos usuários Viver a Vida na última semana

Viver a Vida By Falcão – Balonismo - Viver a Vida

Viver a Vida By Falcão – Balonismo

Fala, meu povo do cabelo prateado! Minha coluna, a Viver a Vida By Falcão, chegou […]

Falcão - Viver a Vida

Falcão

“Assista a minha muito ótima video coluna semanal. Informação e fuleragem […]

Balonismo o esporte com as vistas mais belas do mundo - Viver a Vida

Balonismo o esporte com as vistas mais belas do mundo

A prática esportiva do balonismo é uma das mais encantadoras possibilidades […]