Olá | Sair
Olá | Sair
O QUE VOCÊ PROCURA?

Notícias

Viver a Vida é estar informado sobre a vida ao seu redor. Notícias sobre os assuntos mais relevantes da atualidade e sobre temas que dizem respeito ao universo da maturidade.

Estagiário sênior: empresas recrutam estudantes com mais de 55 anos

Tempo de leitura: aproximadamente 12 min.

Estagiário sênior: empresas recrutam estudantes com mais de 55 anos - Viver a Vida

Amadurecimento, segurança, independência e experiência. Essas são apenas quatro palavras, das diversas referências relacionadas aos profissionais com idade acima de 50 anos de idade. Se, antigamente, na época de nossos antepassados, envelhecer era sinônimo de desacelerar e se desconectar do mercado de trabalho, os tempos de hoje apresentam novas oportunidades para continuarmos cada vez mais ativos se esse for o interesse. Entre o novo estilo de vida das pessoas com mais de 50 anos, está a possibilidade de fazer novas graduações, pós-graduações, cursos de capacitação, intercâmbios e, até mesmo, ser um estagiário sênior em uma nova empresa.

Já sabemos que a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 30 anos, desde 1940, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, uma série de transformações na sociedade estão ocorrendo paralelamente associadas a mais tempo para experimentações, novas experiências e uma ressignificação do que pode ser a vida de quem está na faixa etária dos 50+.

No mercado de trabalho, por exemplo, há o fato de algumas empresas agora estarem abrindo vagas para os chamados estagiário sênior – uma oportunidade nova de trabalho, e que permite compartilhar a sua experiência e o seu conhecimento com quem está iniciando, contribuindo para o crescimento da instituição.

Continue a leitura e descubra mais sobre a ideia de ser um estagiário sênior e escrever um novo capítulo em sua carreira e em sua vida.

Estagiário sênior: oportunidade de manter uma carreira ativa com mais de 50 anos de idade

Você sabia que, conforme dados divulgados pelo IBGE, hoje em torno de 54 milhões de brasileiros que possuem mais de 50 anos? Isso representa um a cada quatro brasileiros. Até 2050, a expectativa é que mais de 40% da população brasileira esteja nessa faixa etária. 

E que tal aproveitar essa longevidade e vontade de permanecer ativo para começar uma carreira nova? A empresa Unilever, por exemplo, contratou cinco pessoas acima de 55 anos para a função de estagiário sênior, em uma seleção com mais de mil candidatos.

Na divulgação dessas vagas, a empresa destacou os diferenciais desse perfil de profissional: “Você já passou dos 55 anos de idade, e ainda tem muito a contribuir com sua experiência profissional e de vida? Gostaria de compartilhar essa experiência com a gente?”.

Atualmente, há outros processos seletivos em aberto. Além de estagiário sênior, é possível também atuar como trainee. Ao final dos programas, é possível, ainda, o profissional ser efetivado pela organização. 

Entre as áreas oferecidas a esses profissionais pela empresa em questão, destacam-se vendas, finanças e supply chain – termo em inglês que significa literalmente “cadeia de suprimentos”. As vagas atuais contemplam as cidades de São Paulo e Valinhos.

Entre os requisitos de contratação, além de ter mais de 55 anos de idade, consta estar entre o penúltimo ou último ano de qualquer graduação. No término de período do estágio, são oferecidas possibilidades de contratação.Entre as vantagens para as empresas contratarem estagiário sênior nessa faixa etária, segundo destacado pela Unilever em matéria da Exame, está o fato de haver troca de conhecimento entre gerações, além de a empresa ganhar diferenciais obtidos a partir da experiência e maturidade desses colaboradores.

Estagiário sênior é uma das propostas para se manter ativo nessa etapa da vida

Muitas pessoas acima de 50 anos ou pessoas acima de 60 anos que já estão aposentadas não querem parar de trabalhar ou deixar de lado sua carreira. Por isso, a vontade de se colocar no mercado de trabalho já atinge boa parte desse público.

Seja estudando, começando uma nova carreira ou, até mesmo, abrindo um negócio próprio, estar em plena atividade é a vontade de uma parcela considerável de pessoas nessa faixa etária.

Por isso, se a sua vontade está em tentar uma nova carreira para se manter ativo e contribuir com o crescimento de quem está iniciando, ser estagiário sênior de uma empresa é uma alternativa para ter novos conhecimentos, trocar experiências e colocar em prática tudo aquilo que você já conhece.

Mas como funcionam os programas para estagiário sênior?

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizaram conjuntamente um estudo que destacou que 70% dos idosos estão aposentados, ou seja, sete em cada 10 pessoas dessa faixa etária. Um total de 21% continua trabalhando para complementar renda, 48% desse público buscar ser mais produtivo e 46% quer manter a mente em atividade.

Isso em paralelo ao desenvolvimento de programas corporativos de mentoria, inclusão e diversidade contribuem para que vagas como a de estagiário sênior se tornem ainda mais comuns.

E se você tem vontade de seguir esse caminho, mas não tem experiência profissional nas áreas com oportunidades em aberto, saiba que, para muitas empresas, como a Unilever, isso não é obrigatório. O objetivo principal dessas vagas é a união entre boa vontade, competência, experiência de vida e organização. As trocas proporcionadas entre gerações são valiosas e estão entre as motivações desse tipo de iniciativa.

Então, para quem está buscando novas oportunidades como estagiário sênior, a dica é criar um perfil no LinkedIn, rede social de relacionamento empresarial. Lá você fica por dentro do que está acontecendo no mercado de trabalho, além de poder buscar vagas e oportunidades. Nesse ambiente, empresas de todos os portes divulgam seus programas para seleção de estagiário sênior e você poderá se candidatar diretamente a esses postos.

E então, o que achou da ideia de ser um estagiário sênior? Deixe seu comentário e, para mais dicas como essa, continue acompanhando nosso blog.

+ vistos

Notícias

Descubra os conteúdos mais acessados pelos usuários Viver a Vida na última semana

Viver a Vida by Falcão – Música - Viver a Vida

Viver a Vida by Falcão – Música

Se você achou que já passou da época de aprender um instrumento, o @cantorfalcao […]

Aperte o play e entre no clima Viver a Vida - Viver a Vida

Aperte o play e entre no clima Viver a Vida

Viver a Vida é um novo espaço de conexão para pessoas que desejam viver sua […]