Olá | Sair
Olá | Sair
O QUE VOCÊ PROCURA?

Saúde

Viver a Vida é qualidade de vida. Matérias e conteúdos com foco em bem estar e saúde, com dicas e novidades sobre alimentação, atividades físicas, cuidados e prevenção de doenças, entre outras coisas.

10 mandamentos para envelhecer só na idade

10 mandamentos para envelhecer só na idade - Viver a Vida

Abraão Lincoln certa vez disse que “não são os anos na sua vida que contam, mas a vida em seus anos”. Para ter mais vida em seus anos, é importante adotar bons hábitos que contribuam para envelhecer só na idade. Quer saber quais os 10 mandamentos para envelhecer só na idade? Então continue a leitura!

Embora você não possa controlar sua idade, saiba que é possível agir proativamente para retardar o declínio do envelhecimento com escolhas inteligentes ao longo da vida.

Desde os alimentos que você ingere e como você se exercita até suas amizades e metas de aposentadoria: tudo pode contribuir para que você viva mais e melhor.

Então, continue a leitura e conheça 10 mandamentos que podem ajudar você a envelhecer só na idade e ter mais disposição, bem-estar e saúde para viver a vida como você merece. Acompanhe a seguir.

  1. Alimente-se bem

    Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes importantes para o bom funcionamento de nosso organismo é essencial para termos mais disposição e saúde física e mental. De fato, a alimentação é uma das chaves para se envelhecer só na idade.

    Ela contribui para prevenir e combater diversos tipos de doenças e desordens. Ainda, pesquisadores concluíram até mesmo que comer frutas e vegetais é a maneira mais segura e saudável de combater as linhas de expressão e a opacidade da pele no processo de envelhecimento.

    Assim, é importante manter uma dieta diversificada com base em alimentos integrais – frutas e vegetais, sementes e grãos, nozes, óleos saudáveis (como azeite). Essa é uma das receitas para trazer mais saúde e vitalidade para nosso coração, pele, cérebro e ossos.

    Como recomendação do que evitar, estão os alimentos hiperprocessados, açúcares refinados e gorduras prejudiciais à saúde.

    Carnes processadas, como salsichas, também devem ser evitadas. Vários estudos encontraram associações entre comer muita carne processada e o surgimento de problemas de saúde. Um estudo de Harvard, por exemplo, descobriu que comer uma porção diária de carnes processadas  estava associado a um risco 42% maior de doenças cardíacas e 19% maior de diabetes.

  2. Controle seu peso

    Pequenas mudanças no peso corporal podem ter um grande impacto nos riscos à saúde e para envelhecer só na idade. Há estudos que afirmam que perder apenas 5% do peso corporal já é suficiente para reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas e melhorar a função metabólica do fígado, gordura e tecido muscular. Isso significa que uma pessoa
    de 90 quilos já pode começar a colher grandes benefícios para a saúde apenas perdendo 4,5 quilos. Isso, claro, em casos de peso em excesso.

    E, nessas situações, a indicação não é de recorrer a dietas drásticas para atingir seu peso ideal: você pode chegar lá com a combinação certa de atividade física e dieta adequada sob orientação médica. 
  1. Exercite-se para envelhecer só na idade 

    A prática regular de exercícios contribui para uma redução significativa do risco de diversas condições, como doenças cardíacas e diferentes tipos de câncer. Também ajuda a manter a mobilidade por mais tempo.

    Ainda, o exercício contribui para a redução do estresse e melhora do sono, a saúde da pele e dos ossos e para termos bom humor. Por tudo isso, esse é um mandamento central para envelhecer só na idade. 

    Para melhores resultados, pode ser interessante, com a devida orientação, combinar treinamentos de equilíbrio com exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular.

  2. Durma bem

    Uma boa noite de sono é importante para sua saúde física e mental. Também desempenha um papel essencial na saúde da sua pele, para envelhecer só na idade.

    Durante o sono, uma série de funções importantes são realizadas pelo nosso organismo, é quando o metabolismo é regulado, nosso sistema imunológico se fortifica, novas memórias e aprendizados se consolidam.
     
    Um estudo realizado pela Universidade de Estocolmo, inclusive, associou o sono insuficiente com a redução de nossa longevidade.
     
  3. Tenha uma vida social ativa

    Um grande número de pesquisas científicas mostra que a interação social – ter relacionamentos fortes e felizes com a família, amigos e membros da comunidade – é um fator importante para uma boa saúde e longevidade.

    A participação regular em atividades divertidas com a família e amigos é essencial para o bem-estar emocional e para envelhecer só na idade.

    Por que isso é tão importante e benéfico para nós? Esses relacionamentos nos oferecem suporte emocional que pode nos ajudar a lidar com o estresse. Eles podem ser uma influência positiva, ajudando-nos a criar hábitos saudáveis e a termos bons momentos e memórias compartilhadas.

    Também contribuem para desenvolvermos mais autoestima e empatia e a sermos mais cooperativos, fornecendo, ainda, um senso de propósito. 

  4. Busque não fumar ou beber excessivamente

    Foi demonstrado em diversos estudos que o fumo e o álcool causam envelhecimento prematuro e aumentam o risco de doenças.

    Parar de fumar pode não ser fácil, mas existem recursos disponíveis para ajudá-lo a parar se for o caso. Quanto ao álcool, limite a ingestão à quantidade recomendada para evitar riscos à saúde.
  1. Faça exercícios mentais

    De acordo com cientistas, podemos ganhar até 14 anos de “juventude cognitiva” praticando exercícios mentais. Portanto, essa é uma iniciativa essencial para envelhecer só na idade.

    Com eles, nos desafiamos e, com a prática regular, torna-se possível preservar diversas funções cerebrais que contribuem para termos foco e concentração ao longo dos anos. Para isso, é importante variar entre diferentes atividades, optando por aquelas que sejam
    estimulantes, divertidas e envolventes.

    Isso pode incluir desde quebra-cabeças, Sudoku e xadrez até atividades mediadas por aplicativos para a atenção, concentração e memória.

  2. Reduza o seu estresse

    Os efeitos do estresse em nosso corpo são expressivos, variando de envelhecimento prematuro e rugas a um risco maior de doenças cardíacas. Assim, é possível perceber que controlar o estresse é muito importante para envelhecer só na idade, certo?

    Existem várias iniciativas que podem ajudar nesse controle, incluindo:

    Utilizar técnicas de relaxamento, como meditação, exercícios respiratórios e ioga;
    Praticar exercício físico;
    Dormir o suficiente;
    Conversar com um amigo;
    Fazer terapia;
    Ter mais momentos de lazer na rotina.

  3. Dedique-se a seus hobbies

    Encontrar passatempos novos e significativos pode ajudar a manter um senso de propósito e realização e a termos mais alegria e leveza em nossos dias.

    Há evidências científicas que indicam que as pessoas que se dedicam a hobbies, lazer e atividades sociais são mais felizes, sofrem menos de depressão e vivem mais.

  4. Hidrata-se

    Beber água suficiente ajuda a mantê-lo regular e melhora seus níveis de energia e função cerebral. Ainda, também foi comprovado que ajuda a manter a pele mais saudável e a reduzir os sinais de envelhecimento.

    Portanto, desenvolva o hábito de ter sempre água próximo a você e hidrate-se para envelhecer só na idade.

    Você já segue os 10 mandamentos para envelhecer só na idade? O que mais você considera importante para atingir essa meta?

+ vistos

Saúde

Descubra os conteúdos mais acessados pelos usuários Viver a Vida na última semana

Abrindo a mente (e o corpo) para os Grandes Elementos - Viver a Vida

Abrindo a mente (e o corpo) para os Grandes Elementos

Vamos começar respirando fundo pra esse começo de viagem. Se você é mais conservador […]

Alimentos que nutrem: Dicas de combinações poderosas para deixar a sua alimentação mais saudável - Viver a Vida

Alimentos que nutrem: Dicas de combinações poderosas para deixar a sua alimentação mais saudável

Um aprendizado que 2020 nos trouxe foi a necessidade e a importância de nos preocuparmos […]

Sem tabus: libido e o sexo permanecem após os 60 anos. - Viver a Vida

Sem tabus: libido e o sexo permanecem após os 60 anos.

Embora muitos acreditem que sexo é coisa para jovens e adultos, ele também é […]