Olá | Sair
Olá | Sair
O QUE VOCÊ PROCURA?

Alimentação

Viver a Vida é qualidade de vida. Matérias e conteúdos com foco em bem estar e saúde, com dicas e novidades sobre alimentação, atividades físicas, cuidados e prevenção de doenças, entre outras coisas.

Como fazer (e manter) uma horta em casa

Tempo de leitura: aproximadamente 9 min.

Como fazer (e manter) uma horta em casa - Viver a Vida

Cada dia mais a alimentação saudável tem sido uma preocupação recorrente das pessoas. Trazer para sua rotina alimentar produtos mais frescos, naturais muda não só os hábitos alimentares, mas também uma filosofia de vida?

Pensando em melhorar sua saúde, com níveis de colesterol controlados, fibras bem consumidas e novos sabores e texturas no seu prato, preparamos para você um passo a passo para montar uma horta em casa, sem precisar de muito espaço.

Como fazer uma horta em casa

Mesmo pequenos apartamentos ou espaços menores em casa podem receber uma hortinha. O importante é você se atentar a alguns detalhes para que suas folhas e vegetais cresçam vistosos e saudáveis.

Começamos com a escolha do local. Analise em sua casa o espaço em que mais bate luz natural. Lá é o lugar ideal para sua horta. E não se desanime se esse espaço for um parapeito de janela. Ainda assim é possível cultivar, em pequenos vasinhos, temperos e folhas menores, como rúcula e agrião.

Escolhido o espaço mais adequado, agora pense nos vasilhames nos quais vai dispor sua horta. Você pode optar por jardineiras, vasos de cerâmica, vasos de plástico próprios para planta, mas também embarcar na onda da reutilização e reciclar potes de sorvete, latas de produtos e até garrafas pet, para uma horta suspensa.

O próximo passo é pensar no que plantar. A primeira coisa é você ter em mente o que mais consome, os hábitos alimentares da sua família e aquilo que você gostaria de ter sempre à mão para incrementar um prato ou para montar uma salada mais caprichada.

O que escolher na hora de montar uma horta

Um aspecto importante que você precisa ter em consideração ao montar sua horta é qual planta você pretende ter. Isso porque, se você tem planos de fazer uma jardineira com algumas plantinhas juntas é preciso considerar o tamanho da raiz que cada uma pode alcançar, para que elas não sufoquem umas às outras.

Assim, estudar quais plantas combinam com quais é importante para garantir um desenvolvimento saudável da sua horta e permitir que ela cresça de maneira uniforme e robusta. Nada mais bonito do que um vaso bem cuidado e esverdeado!

Tenha sempre hortaliças frescas em casa

Muitas pessoas se perguntam se é possível plantar hortaliças em casa. A resposta é positiva, desde que você tome alguns cuidados para poder colher, todos os dias, as folhas que vão compor a sua salada.

Alface, almeirão, couve, rúcula, espinafre, são boas opções para você ter uma variedade de fibras sempre à disposição. O cultivo dessas plantas é semelhante, necessitando de uma boa exposição ao sol e adubação rica em nutrientes.

O distanciamento entre cada muda pode ser de 15 centímetros, para garantir que as plantas terão espaço suficiente para se desenvolver. A rega também é um ponto importante, e uma dica fundamental para não deixar nem faltar água nem “afogar” a sua planta é ficar atento à umidade da terra. Não a deixe nem seca, nem encharcada.

Passo a passo de como montar um vaso

Agora que você já tem o recipiente ideal, a planta e onde colocá-los, vamos preparar o vaso para receber a semente ou a mudinha.

  1. O vaso escolhido precisa ser furado no fundo, para não deixar a água da rega acumular e, assim, mofar a raiz das plantas. 
  2. No fundo do vaso é preciso criar a camada de drenagem. Você pode usar pedras, cacos de tijolo, cacos de telha ou algo que dê uma camada mais “aerada”;
  3. Em seguida, adicione brita ou argila expandida (aquelas pedrinhas de argila que são vendidas em casas especializadas de jardinagem);
  4. Nesta etapa, adicione uma manta ou areia grossa. A manta pode ser de fibra de coco ou sintética, também própria para jardinagem. 
  5. Na sequência, coloque um composto orgânico, como húmus ou esterco, para garantir as vitaminas e fertilizantes às plantas;
  6. Coloque um pouco da terra, a muda ou a semente e cubra-a com mais terra. No caso de optar pela semente, confira, na embalagem, a quantos palmos de profundidade ela deve ser plantada; 
  7. Regue a planta até que saia um pouco de água no fundo do vaso; 
  8. Pronto! Agora é só esperar sua planta começar a crescer.

Qual planta vai bem com qual vaso?

Com todas as dicas para montar sua horta, escolha adequadamente agora qual vaso é o mais indicado para cada tipo e tamanho de planta.

Plantas que vão bem em vasos pequenos

  • Manjericão
  • Sálvia
  • Hortelã
  • Alecrim
  • Pimenta
  • Orégano
  • Salsa
  • Cebolinha
  • Peixinho
  • Boldo

Plantas que vão bem em vasos médios

  • Tomatinho cereja
  • Pimentão
  • Acerola
  • Limão
  • Pitanga
  • Amora
  • Lichia
  • Jabuticaba
  • Manga (sim! é possível ter uma minimangueira em casa)

Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir nossas “Dicas de combinações poderosas para deixar a sua alimentação mais saudável”.

+ vistos

Saúde

Descubra os conteúdos mais acessados pelos usuários Viver a Vida na última semana

Alimentos que nutrem: Dicas de combinações poderosas para deixar a sua alimentação mais saudável - Viver a Vida

Alimentos que nutrem: Dicas de combinações poderosas para deixar a sua alimentação mais saudável

Um aprendizado que 2020 nos trouxe foi a necessidade e a importância de nos preocuparmos […]

Como fazer (e manter) uma horta em casa - Viver a Vida

Como fazer (e manter) uma horta em casa

Cada dia mais a alimentação saudável tem sido uma preocupação recorrente […]

A ciência do bem viver - Viver a Vida

A ciência do bem viver

O bem viver faz parte da longevidade. Pelo menos, esse é o conceito suportado […]